PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Na quarta-feira, 15 de novembro é feriado nacional, dia em que se comemora a Proclamação da República, evento da História do Brasil, que implantou o regime republicano no País.

Nesta data, em 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do império, um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca reunidos na Praça da Aclamação, (atualmente Praça da República) deu um golpe de estado e tirou do poder o imperador D. Pedro II.

No entanto, no ano anterior, o mais importante movimento que culminou com a proclamação, aconteceu aqui, em Pernambuco. No dia 10 de novembro, de 1888, na cidade de Olinda, civis revoltosos, liderados por Bernardo Vieira de Melo, deu o primeiro grito de república. O manifesto custou terríveis punições para os líderes e grandes perdas econômicas, ao estado, impostas pelo Imperador.

Na época, o Brasil era considerado o único país independente do continente americano, que ainda era governado por um imperador.  Marechal Deodoro Da Fonseca se consagrou então, o primeiro presidente do país.  Isso significou, que a partir, daquele momento, a população poderia eleger os seus governantes, através do voto direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *