02 DE Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A cor azul toma conta do mundo neste mês de Abril, com programações alusivas do dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril).

A data, criada em 2008 pela Organização Mundial das Nações  Unidas (ONU), visa sensibilizar as pessoas e fomentar a discussão sobre o tema e despertar um a responsabilidade com a causa.

Um estudo realizado nos EUA revelou que a prevalência do autismo é maior entre os meninos (23,6 por mil) do que entre as meninas (5,3 por mil). Por isso, a instituição da cor azul à causa. No Brasil o transtorno do espectro autista TEA atinge mais de 2 milhões de pessoas, segundo a ONU, a maioria do sexo masculino.

As características mais comuns em quem possui esse transtorno, são dificuldades na comunicação socialização e a atenção. Por conta desses aspectos, a mobilização se faz importante, para que todos compreendam a importância de seus papéis em uma sociedade que precisa abrir caminhos para inclusão.

Há muita coisa a fazer para que se garanta qualidade à vida dos autistas e de suas famílias. Quanto antes é fundamental. A partir do diagnóstico é preciso criar condições pedagógicas especiais para a criança superar as barreiras do dia a dia e aprender tanto quanto as outras que não possuem o transtorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *