Autismo: Inclusão nas escolas

O autismo é considerado um transtorno global do desenvolvimento, chamado atualmente de Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta as capacidades sociocomunicativas.

Ou seja, os autistas têm dificuldades para se comunicar e interagir socialmente. Existem vários graus de autismo, desde o mais leve, em que os autistas apresentam elevadas habilidades intelectuais, ao mais grave, em que a fala também é afetada.

Inclusão escolar

O processo de inclusão escolar precisa de uma parceria entre dois pilares: os pais e a escola. O aluno precisa fazer parte da turma, interagir com os professores e com seus colegas, e ter um desenvolvimento de acordo com seu ritmo de aprendizado.

Os pais em conjunto com a equipe pedagógica da escola precisam estudar os problemas que afetam a criança, identificar as principais características tanto positivas quanto negativas, perceber o que ela não gosta e os comportamentos mais difíceis. Outro ponto interessante é levar aos poucos a criança para que ela possa se ambientar com o local.

A escola precisa dar auxilio tendo uma posição acolhedora em relação ao TEA, disponibilizando material adaptado para a criança, profissionais qualificados, mantendo contanto constante com os familiares, entregando um plano pedagógico individualizado e adequado às necessidades de cada um e realizando atividades físicas e brincadeiras lúdicas como forma de estímulo.

Na sala de aula o professor deve passar seu conteúdo em um ritmo mais lento e claro, sempre que der usar imagens para assimilação, estimular as crianças a se interessarem e possibilitar a interação do aluno com TEA com os colegas de classe.

Mesmo a legislação brasileira garantindo que as crianças autistas tem o direito de frequentar uma escola regular sabemos que nem todas as escolas estão preparadas para incluir a criança, pois a diferença entre estar na escola e estar inclusa nela é gritante. Porém os pais em conjunto com a escola e seus profissionais podem tornar a inclusão mais fácil e a vida da criança com TEA melhor.

Fontes:

http://entendendoautismo.com.br/artigo/autismo-na-escola-o-que-voce-precisa-saber/

http://educacaointegral.org.br/reportagens/autismo-escola-os-desafios-necessidade-da-inclusao/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2014/11/O-que-e-autismo-e-como-voce-pode-ajudar-na-inclusao-4638366.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *