Atividades diárias e autismo

Para algumas crianças aprender a se vestir, comer sozinho, e ir ao banheiro são alguns exemplos de atividades que fazemos diariamente. Em terapia ocupacional essas atividades diárias são chamadas de AVDs e desenvolvem a independência.

Grande parte das crianças conseguem a autonomia dessas atividades apenas olhando e imitando os adultos, porém algumas crianças autistas precisam ser ensinadas a executar tais tarefas diárias. Em resumo, adquirir habilidades para realizar atividades cotidianas é muito mais difícil para quem tem autismo, porém não é impossível. A seguir daremos dicas de como deixar mais fácil o aprendizado do seu filho para essas atividades.

Paciência é a palavra-chave

Lembre-se que provavelmente o seu filho já está acostumado ter você realizando as tarefas para ele, então “Ter paciência” é a primeira dica que passamos pra você.

Utilizar apoio visual

Lembre-se que criança com transtorno do espectro autista (TEA) absorve melhor informações visuais. Tente desenhos simples que mostrem o passo a passo das atividades, como calçar sapatos, usar o banheiro, etc.

Motive o aprendizado

Use o lúdico para ensinar, torne o momento de aprendizagem uma diversão. Comprar uma escova de dente de um personagem que a criança gosta, deixar ela escolher as próprias roupas, usar músicas nos momentos das atividades. E lembre-se, sempre elogie o progresso e o retribua com carinho!

Não pule etapas

Auxilie a criança sempre até que ela mesmo possa tenha autonomia de executar a atividade sozinha. Por exemplo, coloque as calças nos pés e deixe que ela erga sozinha, ou coloque os alimentos na colher e deixe que ela leve-o até a boca sozinha. Lembre-se que cada um tem seu tempo de progresso, por isso tenha paciência.

Seja claro

Dê instruções bem claras do que a criança precisa fazer, sem ficar se explicando muito. A clareza facilita a ação. Por exemplo: “Mastigue devagar e deixe a boca fechada”.

Fonte:

http://clubematerno.net/2017/03/10/sobre-o-autismo-e-atividades-do-dia-a-dia/

https://lagartavirapupa.com.br/atividades-da-vida-diaria-com-crianca-autista/

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2017/01/no-ac-aplicativo-para-autistas-ajuda-criancas-fazerem-atividades-diarias.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *