Problemas do sedentarismo infantil

Resolvemos abordar neste texto as consequências do sedentarismo infantil e as formas de como evita-lo, pois é um problema que vem crescendo e afeta muitas crianças. Confira a seguir: 

 

O que é?

         O sedentarismo infantil é caracterizado pela ausência de atividades físicas ou de qualquer outra atividade que promova o gasto energético.

Antigamente era comum ver as crianças brincando na rua, pulando corda, andando de bicicleta e fazendo outras atividades. hoje em dia é normal vê-las em frente à televisão, jogando videogame e passando horas navegando na internet. Na maioria das vezes essas atividades atuais são feitas consumindo alimentos nada saudáveis.

O que causa?

A principal causa do sedentarismo infantil é a rotina e o estilo de vida adotado pela pessoa. O mau exemplo dos pais, a falta de incentivo para praticar outras atividades e o avanço tecnológico também são causas que impactam diretamente.

Quais são as consequências?

A principal consequência do sedentarismo é a obesidade. Muitas vezes o sedentarismo vem acompanhado de uma má alimentação, e precisamos ter um balanceamento do que comemos com o gasto energético.

Além disso, problemas de diabetes, hipertensão e mau funcionamento do corpo também são algumas consequências.

Como prevenir?

  • As crianças normalmente seguem os hábitos dos pais, dê o exemplo que você quer que seus filhos sigam. Mostre a eles que ter uma rotina de exercícios físicos é algo comum e eles levarão esse pensamento durante a vida.
  • Sempre que possível leve a criança para espaços abertos deixando-a correr e se divertir
  • Imponha limites relacionados a tecnologia. (Televisão/Computador/Celular)
  • Encontre algum esporte que seu filho tenha interesse. Além de melhorar a saúde isso é essencial para seu filho fazer novos amigos o deixando menos tímido e mais comunicativo.

 

Fontes:

https://bit.ly/2NELoV1

https://bit.ly/2KZSiWb

https://bit.ly/2KzfcnU

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *