Você sabe o que é Síndrome de Asperger?

Há um tempo eu não sabia o que era síndrome de asperger até que tive contato com histórias que falavam sobre ela e decidi compartilhar com vocês.

Oque é?

A Síndrome de Asperger é um transtorno global do desenvolvimento e pertence ao grupo do espectro do autismo. Ela é caracterizada pela dificuldade nas interações sociais e compreensão da comunicação.

Qual a diferença entre Autismo e Asperger?

A principal diferença entre o autismo e a asperger é que ela pode ter os mesmo sintomas, porém eles são mais brandos e a asperger normalmente é diagnosticado mais tardiamente. Por exemplo: Uma pessoa com autismo pode ter complicações na linguagem, dificuldade de interação social e comportamentos repetitivos e uma pessoa com asperger pode ter isso de forma mais maneirada, mais leve.

Sintomas

Os sintomas que pode ser percebido para diagnosticar a síndrome de asperger são: peculiaridades na fala (demonstrar um vocabulário muito formal para a sua faixa etária), dificuldade em se comunicar e manter diálogos, dificuldade em compartilhar pensamentos, emoções e interesses, incapacidade de entender sarcasmo, ironia, duplo sentido, ter uma comunicação direta e bem honesta, fixação por uma única atividade, dificuldade de gerir emoções e não aceitar o senso comum (regras básicas como: esperar a sua vez de falar).

Asperger retratada na sociedade

A Síndrome de Asperger foi recentemente trabalhada na novela destinada ao público jovem “malhação” na temporada de 2017  “viva a diferença”. Nela, a personagem Benê é portadora da síndrome de asperger e está aprendendo a lidar com os sintomas em plena adolescência. Com uma atuação muito boa da atriz Daphne Bozaski e com um roteiro muito bem elaborado a novela retrata alguns momentos dos sintomas da asperger na Benê como seu medo de dormir em um quarto diferente do habitual, não suportar contato físico e seus momentos de crise.

Mudando de mídia, a asperger agora foi tema de um quadrinho chamado “A diferença invisível”. Escrito pela Julie Dancehz, que tem asperger. Nele vemos rotina diária de uma francesa de 27 anos chamada Marguerite que vive sua vida normalmente, mas não suporta muito barulho, gosta de manter sua rotina, não compreende muito bem o sarcasmo e fala o que pensa. A narrativa mostra desde antes de ela descobrir que tem asperger, até o diagnóstico e a readaptação à vida social respeitando os limites de sua deficiência e lutando contra o preconceito.

Concluindo, a Asperger é uma síndrome que pertence ao grupo do espectro autista que vem sendo bem difundida na atualidade com exemplos bem reais e boas explicações. E graças a isso, possibilitando as pessoas a terem uma melhor compreensão do que ela é e mostrando como devemos nos relacionar com que possui a síndrome.

 

Fontes:

https://bit.ly/2qJW1fo

https://bit.ly/2KEruM0

https://bit.ly/2tYBWn3

https://bit.ly/2IW9vLc

https://bit.ly/2lXj7fH

Um comentário em “Você sabe o que é Síndrome de Asperger?

  1. Pingback: Desmistificando o Autismo – Espaço Paula Calado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *