Educação Inclusiva

Você sabe o que é educação inclusiva? O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é uma forma para mudar a situação de segregação que elas passavam no decorrer da vida. Neste post iremos falar à você o que caracteriza a educação inclusiva e como ela está no Brasil.

Definição

A educação inclusiva é uma educação voltada para a cidadania global, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. Em outras palavras, uma educação que valoriza a diversidade dos alunos e todos eles fazem parte da escola comum.

Qual a diferença entre educação especial e educação inclusiva?

Educação especial é uma modalidade de ensino que tem como objetivo promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com necessidades especiais. Já na educação inclusiva, o ensino é entendido como um processo social. Tendo em vista que as crianças especiais tem o direito escolarização o mais próximo do normal.

Em outras palavras, na educação especial todos os alunos possuem alguma necessidade especial e na inclusiva os alunos com e sem deficiência tem a oportunidade de aprenderem juntos.

O que o Plano Nacional De Educação diz sobre a educação inclusiva?

No Brasil o Plano Nacional De Educação (2011-2020) é a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional. Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da Educação especial como modalidade de ensino que perpassa todos os segmentos da escolarização (da Educação Infantil ao Ensino Superior); realiza o atendimento educacional especializado (AEE); disponibiliza os serviços e recursos próprios do AEE e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.

Ou seja, o aluno com deficiência está matriculado na escola regular, mas tem a sua disposição o Atendimento Educacional Especializado para qualquer necessidade específica que a escola regular não consiga suprir durante sua jornada escolar, da educação infantil ao ensino superior.

Desafios

Os três maiores desafios da educação inclusiva são: fortalecer a formação dos professores, criar uma rede de apoio entre alunos, docentes, família e profissional especializado e a reestruturação de barreiras arquitetônicas e pedagógicas.

 

As escolas estão preparadas?

A maioria das escolas regulares no Brasil não estão preparadas para receberem e ensinarem os alunos com deficiência devido a formação da equipe profissional e problemas com infraestrutura. Logo, é necessário que as escolas especiais entrem em ação trabalhando como uma educação complementar, de apoio.

Porém, As mudanças são inevitáveis para conseguir ser um ambiente inclusivo, dentre elas a reestruturação física, com a eliminação das barreiras arquitetônicas; a introdução de recursos e de tecnologias assistivas; a oferta de profissionais do ensino especial. Além da compreensão e incorporação desses serviços na escola regular são necessárias alternativas relativas à organização, ao planejamento e à avaliação do ensino.

Voltando a discutir um ponto importante é o que refere-se à formação dos professores para a inclusão. A transformação de paradigma na Educação exige professores preparados para a nova prática, de modo que possam atender também às necessidades do ensino inclusivo.

Conclusão

Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com necessidades especiais e ainda que muitas escolas não estejam preparadas isso está mudando.

Gostou do tema? Quer ler mais a respeito? Fique ligado nos links abaixo onde está disponível gratuitamente alguns ebooks.

Ebook sobre inclusão escolar:               

https://bit.ly/2uv9DNj 

Ebook sobre a lei brasileira de inclusão:

https://bit.ly/2L4n15l

Ebooks sobre o professor na inclusão:                        https://bit.ly/2uHce66 / https://bit.ly/2Lcp0E3

                                                                

 

Fontes: 

https://bit.ly/2zMAU31

https://bit.ly/2LbFfRF

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *