DIGA OLÁ PARA A ESCOLA NOVAMENTE

O recesso das atividades em sala de aula, por menor que seja, pode interferir emocionalmente na rotina de crianças especiais. Atentos a esse e outros detalhes, o Espaço Paula Calado – EPC está focando neste texto, algumas sugestões para reduzir o estresse associado a volta às aulas.

Primeira dica

Ainda que o recesso seja curto, arranje tempo para cumprimentar as pessoas chave, na escola do seu filho (a) nesse retorno.  A comunicação regular é essencial. por isso não deixe de dizer “olá novamente”.

Segunda dica

Tente ajustar o ambiente do seu filho(a) para que se assemelhe ao cronograma de volta às aulas. Comece destacando um calendário para mostrar quando recomeçam as atividades.

Em seguida, comece lentamente a ajustar sua hora de dormir e as rotinas da manhã, de maneira que imitem o horário escolar. Isso ajudará a evitar um choque.

Mesmo que seu filho(a) acorde se prepare e volte a dormir novamente – o ensaio da rotina matinal deve lhe poupar estresse. Experimente também planejar as atividades de almoço e do intervalo do lanche de forma semelhante ao horário escolar.

Se o seu corpo se ajustar fisicamente, então será mais fácil também emocionalmente. Pense nisso como o “jet lag” ( troca de horários) da escola – você vai precisar de alguns momentos  para se aclimatar, então comece agora.

Terceira dica

Além disso, se houver tempo, selecione alguns temas educativos que estejam na “grade” do ano em curso. Só não fique frustrado ou chateado se o seu filho(a) estiver tendo dificuldade.

A curva de aprendizagem é íngreme no momento do primeiro contato e do recomeço. Por isso, lembre-se: você está tornando a tarefa mais fácil para quando as aulas recomeçarem.

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