Duplo diagnóstico: Síndrome de Down e Autismo

Neste post iremos te explicar o que é duplo diagnóstico, falar alguns comportamentos importantes a ser observados na sua criança e os cuidados que você deve ter após o diagnóstico.

O que é?

Atualmente, o número de crianças com síndrome de Down que são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem crescido bastante, acredita-se que cerca de 18% à 39% das pessoas com síndrome de down estejam dentro do espectro autista. Para essas situações dizemos que há um “duplo diagnóstico”, ou seja, as duas condições estão presentes ao mesmo tempo. Se elas separadas já são condições complexas, quando juntas se tornam um desafio muito maior!

Comportamentos a serem observados

É importante dizer que nem todas as crianças irão apresentar os mesmos comportamentos e aqui falaremos alguns dos mais comuns a serem observados.

– Comportamento repetitivo ( dedos na boca, bater as mãos);

– Fascinação por luzes, ventiladores ou dedos;

– Extrema recusa por comida ( muitas vezes só comendo a mesma comida )

– Problemas de linguagem

– Fala repetitiva ou mesmo a falta dela

Quais os cuidados devo ter com a saúde da criança com diagnóstico duplo?

Após o diagnóstico, que deve ser realizado por um psiquiatra, é importante a criação de estratégias que podem ser implementadas sem sacrifício excessivo de tempo, dinheiro e outros aspectos da vida familiar.

Um passo fundamental é a abordagem focada na família, em vez de uma orientada apenas à criança. Os pais, com ajuda de uma equipe profissional, devem elaborar estratégias com abordagem no desenvolvimento e educação para o perfil da criança, individualizando suas habilidades e déficits para melhorar sua qualidade de vida no futuro.

Por isso, é fundamental reconhecer as necessidades e habilidades das pessoas com síndrome de Down e espectro autista. E, além disso, fornecer  um ambiente que ela consiga compreender, se sentir confortável, segura e amparada.

Fontes: 

https://bit.ly/1oqF6c6

https://bit.ly/2P841kA

https://bit.ly/2MOVem3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *