Método TEACCH

Dando continuidade aos nossos posts sobre metodologias mais utilizadas em pessoas com TEA, esta semana falaremos sobre TEACCH. Treatmente and education of autistic and related communication-handicapped chrildren, em português tratamento e educação para autistas e crianças com déficits relacionados a comunicação, é um programa que observa o comportamento das crianças autistas em diversas situações diante de diferentes estímulos.

O método foi criado em 1964 pela divisão psiquiátrica da escola de medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e sua estrutura foi baseada nos trabalhos do Doutor Eric Schopler. Utiliza uma avaliação denominada PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) para analisar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades. A partir desses pontos é montado um programa individual para cada criança.

O TEACCH se baseia na adaptação do ambiente para facilitar a compreensão da criança, orienta as ações e atitudes dela a favorecendo a entender o que é esperado que ela faça e dando as condições dela fazer isso sozinha.

Exemplo: Colocar uma cadeira na frente de um livro. Isto mostra ao aluno que ele deve sentar naquele local e ler ou manusear aquele livro.

A rotina que a criança vai seguir deve ser apresentada de cima para baixou ou da esquerda para a direita. O sistema de trabalho deve procurar a realização das tarefas com autonomia tendo com inicio, meio e fim.

As atividades são feitas uma a uma e, quando finalizadas, acabam no cesto do pronto.

A seguir dois vídeos, o primeiro em inglês, com legendas em português, explica sobre o método TEACCH e o segundo em português demonstra.

 

Fontes: 

https://bit.ly/2OiUdDK

https://bit.ly/2xf9EFB

https://bit.ly/2xf9EFB

https://bit.ly/2x8U0fT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *