Método DIR®Floortime

Finalizando os posts sobre metodologias mais utilizadas em pessoas com TEA, esta semana falaremos sobre DIR®Floortime.

Uma abordagem compreensiva e que visa além da mudança do comportamento, a DIR® Floortime busca entender as diferenças individuais e de relacionamento das crianças para assim formar as competências sociais, emocionais e intelectuais.

A letra D da sigla representa o desenvolvimento funcional e emocional, isso inclui ajudar a criança a desenvolver habilidades de se manter calma e regulada; interagir com os outros de forma espontânea; iniciar uma comunicação empática; resolver conflitos sociais; brincar criativamente e pensar simbolicamente; e construir pontes entre ideias e formas lógicas.

A letra I corresponde às diferenças individuas de cada criança, estudando como ela recebe, entende e transmite as informações do ambiente. Procura buscar as percepções mais sensíveis da criança como as sensações aos toques e sons e como ela capta informações ou planeja suas ações.

A letra R significa a parte que analisa os relacionamentos da criança com outras pessoas como educadores, profissionais, familiares, cuidadores, colegas e outros que possuem afinidades e relações afetivas. Essa parte descreve e compara a aprendizagem realizada por pessoas de sua convivência com as aprendizagens feitas baseadas nas diferenças individuais de capacidade e desenvolvimento.

Já o Floortime, envolvendo cada vez mais a família , procura trabalhar as emoções e habilidades da criança, deixando-a liderar as atividades para conquistar sua confiança e assim desafia-la com o intuito de desenvolver suas capacidades. Abrange todas as técnicas com o fim de querer que a criança evolua e supere seus desafios e principais dificuldades.

Fontes:

https://bit.ly/1MsxPmi

https://bit.ly/2pzYJTL

https://bit.ly/2NyF19n

https://bit.ly/2xFNYTv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *