Dicas de fim do ano para pessoas com autismo

As festividades do fim de ano podem ser uma novidade para os autistas, mudança de rotina, estímulos inesperados, muitas pessoas juntas. Por isso damos essas dicas para que torne sua experiência com um autista mais divertida!

Antecipação!

Autistas vivem em uma rotina. Para eles aproveitarem melhor as festividades do fim do ano você pode mostrar-los um calendário e explicar o que vai acontecer nos dias de festa. Mostre os dias que faltam para chegar à festa, explique o local onde irá ocorrer e com quem vocês iram comemorar.

Lembre-se, tente dar ao máximo uma explicação visual com entusiasmo, diga que são eventos especiais para se passar junto com a família. Procure figuras da internet relacionadas às festas de Natal e Ano Novo, mostre fotos das comemorações de anos anteriores e músicas que lembrem essas festas.

Preparação!

Na véspera das festas, você pode reiterar que o evento está chegando e pedir ajuda do autista para a preparação com a decoração e com os presentes.

Os preparativos para as festas pode se tornar uma atividade divertida para vocês fazerem juntos. Tente relacionar algo que o autista gosta de fazer com as festividades. (Exemplo: Se a criança gosta de desenhar peça para ela fazer desenhos relacionados com o natal; Peça para ela ajudar a fazer pequenas caixas de presente; se a criança gosta de um personagem tente deixa-lo como parte da decoração ou faça a atividade de preparação fantasiada como ele.) Lembre-se que a criatividade aqui e a associação são as chaves para dar certo.

No dia da festa!

Recapitule tudo o que foi feito em Antecipação mostrando o quadro visual com as atividades do dia da festa.

Sabemos que muitos autistas têm grande sensibilidade sensorial, lembre-se disso e busque sempre adaptar ao máximo o ambiente da festa. É aconselhável também separar um espaço (um cômodo da casa) onde ocorram menos estímulos sensoriais para ser usado caso a criança tenha uma crise e precise se acalmar. Nesse espaço você pode colocar alguns objetos de conforto (brinquedos ou quaisquer outras coisas que a criança goste de alocar nesse espaço). Lembre-se, a ideia não é fazer com que o autista deixe de participar da festa, mas como ele vai estar com a rotina alterada, e o ambiente de festa terá novos estímulos, é bom ter um espaço em que o faça sentir seguro e confortável, caso ele precise.

Resultado de imagem para família natal

Na virada do ano, na maioria dos lugares, temos os fogos de artifício. Para que o autista fique tranquilo em relação a esse estimulo você deve prepara-los! Explique o motivo e o momento que as pessoas soltam fogos (Exemplo, estão felizes com a chegada do ano novo) e mostre imagens e vídeos de fogos da festa de révellion (Caso a criança já tenha receio relacionado a barulho, mostre sem áudio ou com o volume baixo). Chegado o dia da festa, pense em colocar um fone, minutos antes da queima dos fogos, que isole o barulho externo com uma música que a criança goste ou procure um local que dê pra ouvir menos os barulhos dos fogos. Lembre-se sempre de orientar a criança previamente sobre o que irá acontecer.

Resultado de imagem para fogos

Divirta-se!

O foco deste post é ajudar a família e o autista a ter uma boa experiência relacionada às festividades de fim de ano. Aprecie os momentos, lembre-se que alguns comportamentos são comuns para o autista, mas isso não impede o momento de confraternização.

Fonte:

https://bit.ly/2Crm1SS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *