Criança com TEA e férias

A temporada de férias escolares deixa os pais bastante pensativos em relação às atividades que seu filho, dentro do espectro autista, fará. Muitas vezes eles estão acostumados com sua rotina e as férias proporciona uma quebra. Por isso viemos te dar umas dicas com esse post de como aproveitar esse período de férias de forma tranquila. 

Antecipação

Sempre que possível damos essa dica, o autista precisa de uma explicação clara e prévia do que irá acontecer. Logo, dizer pra ele com antecedência que a rotina vai mudar é uma ótima dica. Também seria bom você ir marcando com ele no calendário os dias que faltam para as férias acabarem.

Aproveite o tempo para ensinar!

Aproveite o tempo de férias para ensinar a criança a fazer o que ainda não sabe. Ensinar a utilizar o vaso sanitário, a escovar os dentes, a comer sozinha, a amarrar o sapato. Na correria do dia a dia é difícil ter tempo e você acaba fazendo essas coisas, mas nas férias da para ensinar a criança a ter independência justamente pelo tempo livre.

Passe mais tempo com seu filho!

A tecnologia é uma benção, a televisão, o celular, o tablete muitas vezes salvam a mãe quando ela precisa que a criança fique distraída. Mas nas férias aproveite para passar mais tempo com seu filho. Brinque com ele, se ele tiver vendo televisão fique junto só para ele sentir sua presença. Esse contato com a criança vai ser muito bom para a interação de vocês. Também aproveite o período para observar o seu filho, observar o que interessa ele, o que irrita ele, o que o deixa com crise. 

Caso viaje…

Caso você viaje voltamos para a antecipação, diga o nome do lugar, mostre imagens, diga quanto tempo vocês irão passar lá. Vá sempre preparando seu filho, dizendo que ele vai estar em outro local e que ele dormirá em outra cama.

Resultado de imagem para viagem com filhos

 

Gostou das dicas? Esperamos que elas tenham sido úteis e que vocês aproveitem bem as férias com seus filhos! 

Fonte:

https://bit.ly/2RChrcK

https://bit.ly/2Ay8lUW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *