Dia Internacional da Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interacção social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Distingue-se do autismo clássico pois não implica atraso global cognitivo ou em termos de linguagem. Dada a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade e face à necessidade de sensibilização da população para esta doença, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger a 18 de Fevereiro, desde o ano de 2007. Foi escolhido este dia por ser a data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu o nome à Síndrome.

As causas da Síndrome de Asperger ainda não são totalmente compreendidas. Existe alguma informação que leva a pensar que esta síndrome seja provocada
por um conjunto de factores neurobiológicos que afectam o desenvolvimento cerebral. Não existe um tratamento específico ou cura. O objectivo é aliviar os sintomas. O tratamento ideal inclui terapias que abordam os três sintomas básicos: baixa capacidade de comunicação, rotinas obsessivas ou repetitivas e imperícia física.

Em Portugal, existem algumas identidades dedicadas a esta realidade, nomeadamente, a Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger (APSA) e a CADIn.

A APSA foi constituída a sete de Novembro de 2003. É uma associação cultural, científica e de beneficência sem fins lucrativos destinada a apoiar pais, professores, familiares e amigos de portadores de Síndrome de Asperger. Tem como objectivos ajudá-los a conhecer e a conviver melhor com os seus problemas e sensibilizar os profissionais de saúde para esta problemática. Para mais informações consultar o site da Associação.

Criado em 2003, o CADIn é uma Instituição Particular de Solidariedade Social considerada pioneira pois foi o primeiro Centro em Portugal dedicado ao tratamento e estudo das perturbações do neurodesenvolvimento, com uma abordagem multidisciplinar. Tem como missão promover a integração de pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento na sociedade. Para mais informações consultar o site da Instituição.

A Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica assinala este dia, enaltecendo todos os Enfermeiros e outros profissionais que se dedicam às crianças/famílias que enfrentam esta difícil situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *