Autismo não é adjetivo!!

Você já percebeu que muitas vezes algumas pessoas utilizam a palavra autismo de forma pejorativa? Neste texto vamos te falar um pouco sobre isso e sobre uma campanha que foi criada para combater este ato.

Estamos vivenciando uma época onde é fácil buscar informação. O tema autismo já não é mais algo desconhecido para as pessoas, isso faz com que barreiras e preconceitos sejam quebrados. Entretanto ainda há muito a se fazer.

Um dos problemas que não é difícil presenciar são pessoas utilizando o termo autista ou autismo de forma pejorativa. Fizemos uma matéria que fala sobre isso (clique aqui para conferir) e dessa vez vamos te explicar melhor.

Utilizado como adjetivo pejorativo, com a intensão de desqualificar uma pessoa, grupo, empresa ou governo. Associam a palavra autismo com pessoas frias, desligadas, distante. Isso incomoda muito não só as pessoas que fazem parte do espectro autista como também pessoas próximas a elas.

Para lutar contra a discriminação foi criado um movimento chamado #autismonnaoeadjetivo (Autismo não é adjetivo). Ana Maria Elias Braga, uma das líderes desse movimento conta que o foco é esclarecer as pessoas a forma errada que elas estão usando o termo autista.

 

O autismo não é sinônimo de pessoas indiferentes que vivem isoladas no seu mundo. Os autistas sentem, se comunicam, se esforçam e devem ser respeitados.

Fonte:

https://bit.ly/2TjJv1z

https://bit.ly/2CxThHB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *