Natação para crianças com autismo

Considerado um transtorno neurológico que compromete a interação social, comunicação verbal e não-verbal e o comportamento, o autismo é percebido logo nos primeiros anos de vida da criança. Algumas terapias são utilizadas para amenizar esses sintomas, e o esporte pode ser considerada uma delas. Neste post vamos falar alguns benefícios da natação para crianças autistas.

Ajuda na formação de vínculos afetivos

Uma das características do transtorno do espectro autista (TEA) é o comprometimento das interações sociais. Nas aulas de natação o aluno cria um vínculo importante com o professor, e essa confiança possibilita a realização das atividades.

– Amplia as interações sociais

Um dos fatores importantes na vida são as interações sociais, realizando as aulas de natação em grupo, após um tempo, a criança passa a interagir com outras pessoas.

– Melhora na coordenação

 Uma dificuldade recorrente nas crianças dentro do espectro autista é a coordenação motora. A prática de atividades físicas ajuda a melhorá-la. A natação tem um destaque nessas atividades, já que a água dá liberdade e facilita o deslocamento.

Photo by Krzysztof (Kriss) Szkurlatowski from FreeImages

– Aumenta a independência

A independência pode ser considerada uma consequência de todos os benefícios anteriores e estimula-la é algo muito importante para as pessoas com autismo, a natação contribuí muito bem para isso, pois ela ajuda no desenvolvimento e evita atrasos na coordenação motora.

Como você pôde ver neste post, a natação é extremamente benéfica para as crianças com TEA, os benefícios atrelados a ela são reais e é recomendado procurar um local onde essa atividade é feita da forma correta. Aqui no Espaço Paula Calado nossas aulas de natação são voltadas para a motricidade ampla, realização de movimentos básicos e melhora na noção espacial. Venha nos visitar e saber mais sobre.

Fonte:

https://bit.ly/2H5DGBE

https://bit.ly/2Mhi8G2

https://bit.ly/2KytMdD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *