Planos de saúde oferecem tratamentos para autismo?

O autismo é um distúrbio neurológico, um transtorno que compromete a comunicação, interação social e é caracterizado por comportamentos restritos e repetitivos. Atualmente o autismo é uma condição permanente, e a qualidade de vida da criança depende do quanto antes ela tiver contato com terapias. Mas os planos de saúde oferecem o tratamento necessário a esse transtorno?

É comum os planos de saúde não darem auxílio às terapias que fazem parte do tratamento do Autismo pois muitas delas não fazem parte do Rol da ANS, que determina os serviços mínimos oferecidos pelos planos.

Negócio foto criado por creativeart – br.freepik.com

Entretanto existe uma lei que é conhecida como a “lei dos planos de saúde” (9.656/98). Essa lei considera o TEA (Transtorno do Espectro Autista) como um subtipo de “transtorno global do desenvolvimento”, que é coberto pelo Rol. Além disso, de acordo com a lei que institui a política nacional de proteção dos direitos de pessoa com transtorno de espectro autista, há uma obrigatoriedade no atendimento multidisciplinar ao paciente dentro do espectro autista

Caso você tenha problemas em conseguir seus direitos com o plano de saúde o melhor a se fazer é iniciar uma ação judicial onde o juiz poderá atribuir uma multa diária até o plano resolver o problema.

 

Fonte:

https://bit.ly/2JarcXQ

https://bit.ly/2mxNsVu

https://bit.ly/2mzyApD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *