Suportes Visuais nas AVDs

Perto de finalizar a semana sobre AVDs do Espaço Paula Calado – EPC, vamos falar a respeito dos suportes visuais e como eles ajudam a planejar a realização das tarefas básicas.

Utilizamos as pistas visuais quando a criança e/ou adolescente já faz toda a cadeia de respostas apenas com ajudas gestuais do adulto. O objetivo, neste momento, é demonstrar visualmente o que é que precisa ser feito e, assim, o adulto pode começar a se retirar do ambiente durante a execução da atividade.

 Para isso, tiramos fotos de cada etapa da tarefa, por exemplo, no banho, fazemos uma foto da criança ligando o chuveiro, outra foto dela se molhando, outra foto dela pegando o shampoo, outra foto dela ensaboando a cabeça, etc. Então, ao invés de dar dicas motoras ou instruções verbais, o adulto só mostra cada foto, para a criança iniciar a resposta.

 

Com o tempo, pode-se deixar a sequência de fotos plastificadas pregada na parede dentro do box para a criança seguir sozinha e, então, o adulto pode não ficar mais por perto.

Nós do Espaço Paula Calado em breve disponibilizaremos gratuitamente alguns suportes visuais, basta você ficar ligado nas nossas postagem ou clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *