O esporte e as crianças com necessidades especiais

Nesta semana nós traremos diversos textos relacionados a esportes para crianças especiais, e todos sabemos que o esporte é uma das atividades mais importantes para elas. Mas você sabe por quê? Neste post vamos dar algumas razões e iremos oferecer sugestões para que você possa escolher a atividade ideal para seu filho.

O esporte adaptado é a atividade física que se ajusta à redução da capacidade de uma pessoa em relação ao nível considerado “normal”. Qualquer criança com uma deficiência motora, sensorial ou intelectual pode praticar esportes, desde que a prática seja adequada ao grau da patologia e esteja de acordo com seu gosto e qualidades pessoais.

Os benefícios que os esportes dão estimula tanto o desenvolvimento pessoal e social da criança. Além disso, na medida que a criança pratica com outros colegas e é observado pelo público ela se sente mais feliz e à vontade de seguir certas normas e disciplinas.

Alguns dos esportes que indicamos são:

Equoterapia – Um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres na reabilitação, integração e desenvolvimento físico, psíquico e social de pessoas com necessidades especiais.

Resultado de imagem para equoterapia

Natação – É um dos esportes adaptados mais procurados. Baseada em atividades onde o foco é usufruir o meio aquático para amortecer o impacto dos movimentos e dar mais liberdade. Quando voltado para a terapia, é uma atividade física aeróbico que promove o fortalecimento muscular, a manutenção da função articular, coordenação dos movimentos, reeducação respiratória e a postura corporal e a postura corporal.

Esportes Coletivos – Esportes como o futebol, o basquete, o hóquei e o rúgbi são indicados, desde que a condição da criança permita e exista uma escola especializada para pratica-los. Além de fortalecer as habilidades físicas e a motricidade, o esporte estimula o contato com outras crianças.

Resultado de imagem para esportes criança

 

Fonte:

https://bit.ly/2RLjn2z

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *