Quando é o Dia internacional da síndrome de down ?

Nesta semana do dia 16/12 vamos falar sobre algumas condições e os seus respectivos dias. Começaremos com a síndrome de down.

A síndrome de down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langton. Nesse intervalo de 157 anos tivemos muitos avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nos últimos 30 anos.

Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

a Síndrome de Down não é uma doença, e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal (se é que esse termo ainda faz algum sentido). E, nessa questão, já se emenda uma outra, igualmente importante: a inclusão. 

 

Fonte:

https://bit.ly/36M2VTP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *